MPMS investiga prefeitura de Terenos por suposta fraude em contratação de professores

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do promotor de Justiça Eduardo de Araújo Portes Guedes, abriu inquérito civil para apurar possível irregularidade na contratação de servidores temporários pela prefeitura de Terenos. A investigação visa esclarecer se a administração municipal estaria burlando o concurso público para professores do ensino fundamental realizado em 2023, prejudicando os candidatos aprovados.

Segundo a denúncia, em vez de convocar os aprovados no concurso, a prefeitura de Terenos, sob a gestão do prefeito Henrique Wancura Budke (PSDB), teria realizado um processo seletivo em fevereiro deste ano para contratar temporariamente docentes para o ensino fundamental.

No âmbito do inquérito, o MPMS questionou o prefeito sobre a realização de novas nomeações do concurso de 2023, os motivos para a não convocação de mais aprovados considerando o início do ano letivo de 2025, a existência de planejamento para priorizar a contratação via concurso público em detrimento de temporários, a quantidade de candidatos aprovados aguardando nomeação e o prazo de validade do certame.

Até o momento, a prefeitura de Terenos não se manifestou sobre a investigação. O MPMS informou que o material será atualizado caso haja um posicionamento da administração municipal.

Compartilhe: