MPMS é denunciado por inércia em nomeações de concurso de analistas

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) | Créditos: Reprodução/ MPMS


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) foi denunciado à Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por não nomear os aprovados no concurso para analista judiciário, realizado em 2022. A homologação do certame ocorreu em julho de 2023, com mais de mil candidatos habilitados para cinco vagas, uma delas reservada a candidatos negros.

A denúncia, apresentada por uma das aprovadas, aponta prejuízo aos candidatos e questiona o número de cargos comissionados frente à ausência de nomeações. O procedimento foi distribuído ao conselheiro Edvaldo Nilo de Almeida e será analisado pelo plenário do CNMP em sessão marcada para 10 de junho.

O MPMS foi procurado para se manifestar sobre a ausência de nomeações, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para posicionamento.

A denúncia ocorre em meio à repercussão negativa do concurso para promotor de Justiça substituto do próprio MPMS, no qual todos os 180 candidatos que avançaram às provas escritas foram reprovados. A seleção contou com mais de 1,9 mil inscritos e previa dez vagas. A etapa seguinte, de prova oral, não será realizada devido à reprovação geral.

Em 2023, outro concurso para o mesmo cargo foi alvo de denúncias de candidatos, que relataram supostas falhas na organização, como extravio de provas e substituição por folhas em branco. Os participantes foram desclassificados e questionaram a transparência do processo seletivo.

Compartilhe: