MP apura dano ambiental após tombamento de caminhão com agrotóxicos em rio de MS
- porRedação
- 15 de Junho / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para apurar os danos ambientais causados pelo tombamento de um caminhão com agrotóxicos, ocorrido em 29 de dezembro de 2024, na BR-163, em Rio Brilhante. O acidente ocorreu próximo ao Rio Vacaria, onde cerca de 40% da carga — 15,8 mil litros de Trifluralina — foi derramada.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o produto é altamente tóxico, com potencial de contaminação do solo, da água e da fauna mesmo em pequenas quantidades. A empresa responsável foi multada em R$ 158,4 mil por poluição.
O promotor Alexandre Rosa Luz concedeu prazo de 10 dias para apresentação de defesa e propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com ações de mitigação, compensação e monitoramento. A investigação pode levar à responsabilização administrativa, civil e penal, caso seja constatada negligência no transporte da carga.