Movimentos ambientalistas reforçam abaixo-assinado contra verticalização no entorno do Parque dos Poderes
- porRedação
- 16 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Chico Ribeiro
Dois grupos de defesa ambiental, Amigos do Parque dos Poderes e SOS Parque dos Poderes, retomaram a divulgação de um abaixo-assinado digital que busca impedir construções de grande porte no entorno do Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. A mobilização, iniciada em novembro do ano passado, já soma 8.363 assinaturas.
A retomada ocorre após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendar a suspensão de projetos de verticalização na área até que seja regulamentada a zona de amortecimento da unidade de conservação. A medida foi publicada no Diário Oficial do MP no último dia 9, com prazo de dois meses para que o Governo do Estado estabeleça os critérios técnicos.
Entre os pontos exigidos estão a limitação da densidade populacional, preservação de permeabilidade do solo, controle do fluxo viário, limite de altura para edificações e restrições quanto ao uso de fachadas espelhadas, para proteção da fauna local.
O MP também solicitou à Prefeitura de Campo Grande que suspenda alvarás e licenças de construção até a regulamentação da área, além de reavaliar as autorizações já concedidas. A administração municipal tem 30 dias para informar se irá acatar a recomendação.
Para os representantes dos movimentos, a atuação do MP é vista como uma medida necessária para proteger o Parque.