Motim na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero: Relatos de possíveis mortes e feridos
- porRedação
- 16 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 8 segundos

Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero | Créditos: Reprodução
O clima é de tensão na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, situada na fronteira com Ponta Porã, diante de um grande motim protagonizado pelos detentos. Diversas emissoras de rádio e veículos de imprensa têm transmitido ao vivo os desdobramentos dessa crise que já se estende por horas.
Segundo relatos obtidos, um detento teria vindo a óbito e outros três estariam feridos em decorrência dos conflitos que eclodiram no interior da prisão. Imagens chocantes capturadas durante o tumulto mostram um incêndio de grandes proporções consumindo um dos pavilhões, além de uma pessoa caída no chão, aparentemente sem vida, conforme testemunhos de um detento.
Enquanto a violência se intensifica, os presos clamam por ajuda e exigem a presença da juíza para negociar a reinstauração do líder do motim, Ramón Fariña. Até o momento, os detentos permanecem irredutíveis em sua decisão de não encerrar a rebelião.
As demandas e as tratativas em curso entre as autoridades e os detentos têm sido acompanhadas de perto pelas emissoras de rádio, que transmitem ao vivo todos os desdobramentos dessa crise que coloca em evidência os desafios do sistema carcerário na região.