Ministra sul-mato-grossense Cida Gonçalves deve deixar o cargo após reunião com Lula

| Créditos: Ricardo Stuckert/PR


A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, natural do Mato Grosso do Sul (MS), participa nesta sexta-feira (2) de uma conversa reservada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. O encontro ocorre em meio a especulações sobre uma possível mudança no comando da pasta.

Nomeada em dezembro de 2022, Cida Gonçalves possui histórico de atuação na área dos direitos das mulheres, incluindo sua passagem pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho de Mato Grosso do Sul.

Nos bastidores do Planalto, a possibilidade de substituição da ministra tem ganhado força nos últimos meses. Um dos fatores que alimentam esses rumores seriam declarações da ministra sobre sua relação com a primeira-dama Janja da Silva e com outros ministros.

Em fevereiro, Cida Gonçalves admitiu à Comissão de Ética da Presidência interromper sua agenda para atender a primeira-dama, relatando inclusive ter ignorado chamados dos ministros Alexandre Padilha e Márcio Macêdo. A ministra também foi alvo de um processo na Comissão de Ética, já arquivado, sob suspeita de assédio moral.

Segundo informações apuradas pela CNN, o nome cotado para assumir o Ministério das Mulheres é o de Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social e irmã do ex-ministro Gilberto Carvalho.

Compartilhe: