Militares simulam furto de viatura em Batalhão do Exército; Quatro são presos
- porRedação
- 23 de Janeiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

Ação teria sido planejada para simular furto e ocultar danos causados a viatura durante expediente | Créditos: Reprodução/Montedo
Na noite de sábado (20), o 3º Batalhão de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas, a 327 km de Campo Grande, foi palco de uma tentativa de furto simulado por recrutas. Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, supostamente gravado por um militar, expõe a trama elaborada após os recrutas colidirem a viatura Agrale Marruá 50 durante o serviço. Na segunda-feira (22), quatro militares foram presos em decorrência do incidente.
O áudio sugere que a simulação foi arquitetada logo após o acidente com a viatura. O militar que gravou a mensagem menciona três colegas envolvidos na trama, revelando: "Os caras estavam de serviço, tinham batido a viatura na sexta-feira". A ideia surgiu de simular a invasão, como revela o áudio: "(...) a gente pega a viatura, joga no pilar lá como se alguém tivesse roubado. A viatura fica lá e a gente não vai precisar pagar."
Segundo o áudio, o veículo foi retirado do quartel por alguém que sabia onde a chave estava guardada. Além disso, as câmeras de segurança teriam sido ajustadas para não registrar a ação.
A reportagem buscou esclarecimentos junto à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas quanto à veracidade do áudio, divulgado pelo site Rádio Caçula. No entanto, as tentativas de contato não foram atendidas até o momento desta publicação.
A viatura em questão é utilizada para o transporte de tropa e cargas relacionadas ao serviço militar. Em nota, o Comando Militar do Oeste (CMO) confirmou a tentativa de furto e informou que acionou um Plano de Defesa. O comunicado destaca ainda que será instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar a autoria e circunstâncias do ocorrido.
Ouça a gravação reproduzida pela Rádio Caçula