Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor deve retornar rapidamente

| Créditos: Foto: Reprodução/Página1News


A passagem de uma frente fria trouxe um declínio acentuado nos termômetros em Mato Grosso do Sul, com impactos mais expressivos registrados nas regiões sul, sudoeste e no Pantanal. A menor temperatura registrada no estado foi de 8,1 °C na região do Pantanal da Nhecolândia, no município de Corumbá.

Em Campo Grande, os termômetros marcaram 20,5 °C durante a madrugada, com a sensação térmica caindo para 15,6 °C sob cobertura de nuvens. Em Maracaju, o dia começou com neblina e os termômetros em 17 °C. Outras cidades do interior também registraram marcas baixas no início do dia:

Porto Murtinho: 12,4 °C

Aral Moreira: 12,6 °C

Ponta Porã: 12,8 °C

Sete Quedas: 14,1 °C

Corumbá (zona urbana): 14,5 °C

Amambai: 14,6 °C

Dourados: 15,7 °C

Elevação das temperaturas ao longo do dia e alerta de baixa umidade

Apesar do início de dia frio, a previsão indica que a massa de ar frio começará a perder força ao longo das próximas horas. Um sistema de alta pressão atmosférica passa a atuar na região, favorecendo o retorno do tempo estável e com predomínio de sol.

A variação de temperatura será expressiva entre as diferentes regiões do estado nesta terça-feira:

Norte e Nordeste: Os termômetros sobem rapidamente, podendo atingir máximas de até 37 °C em Coxim, 35 °C em Camapuã e 34 °C em Paranaíba.

Pantanal e Oeste: Aquidauana deve registrar 33 °C e Corumbá, 29 °C.

Leste e Centro: Três Lagoas e Campo Grande chegam a 30 °C.

Sul e Sudoeste: As temperaturas permanecem mais amenas, com máximas de 24 °C em Porto Murtinho e Iguatemi, 25 °C em Ponta Porã, 26 °C em Dourados e 27 °C em Anaurilândia.

Paralelamente à elevação térmica, um alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar foi emitido para 23 municípios situados no norte e nordeste sul-mato-grossense. Nesses locais, o índice de umidade pode oscilar entre 20% e 30% no período da tarde, acompanhado de ventos do quadrante norte com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira: A madrugada ainda deve registrar temperaturas amenas na faixa sul (mínimas em torno de 15 °C a 17 °C), mas a tarde será quente em todo o território. A máxima prevista para a capital é de 33 °C, enquanto Coxim pode voltar a registrar 37 °C e Dourados chega aos 31 °C.

Quinta-feira: O ar frio se dissipa por completo. As temperaturas sobem generalizadamente, variando entre 22 °C e 33 °C na capital, podendo alcançar 37 °C em Corumbá e Coxim.

A tendência para a segunda metade da semana é de tempo quente, seco e ensolarado. Devido ao forte aquecimento diurno, não se descartam pancadas de chuva isoladas de curta duração e com baixa probabilidade em pontos pontuais do estado.

Compartilhe: