Manifestantes do MPL cobram avanço em assentamentos durante reunião com Incra em Campo Grande

| Créditos: Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado


Manifestantes do Movimento Popular de Luta (MPL) se reuniram na manhã desta segunda-feira (26) em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Campo Grande. O objetivo da mobilização é cobrar celeridade no processo de assentamento de famílias rurais no estado.

Após a concentração, que reuniu participantes da capital e de municípios como Mundo Novo, Paranhos, Anaurilândia e Nova Alvorada do Sul, os manifestantes conseguiram uma agenda com a superintendência regional do Incra para as 9h.

Jonas Carlos, representante do MPL, explicou que a reunião busca avaliar o progresso das mobilizações dos últimos meses. Segundo ele, o Incra teria se comprometido a mapear áreas para aquisição de terras destinadas a novos assentamentos. "A pauta é o assentamento das famílias nos municípios de Mato Grosso do Sul e recursos do governo federal. O Estado não faz assentamento há mais de 12 anos e existe esse compromisso do presidente Lula de assentar e da superintendência aqui de mapear as áreas. Hoje essa agenda para ver justamente o que andou e o que não andou", declarou Carlos.

Por sua vez, Paulo Roberto da Silva, superintendente do Incra MS, confirmou a reunião, mas afirmou desconhecer a pauta específica do encontro. Ele ressaltou que as demandas do MPL estão sendo tratadas em Brasília e que o mapeamento das terras já está finalizado. "O mapeamento das terras já está pronto. Vai avançar bem a pauta deles. Vamos ver eles pegarem exatamente qual ponto eles vão questionar para a gente poder dialogar caso o caso", pontuou Silva.

Compartilhe: