Mancha de óleo volta a aparecer no Rio Aquidauana e preocupa pescadores
- porRedação
- 15 de Maio / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução/Vídeo
O pescador Otacílio Cardoso da Silva, 54 anos, registrou duas vezes neste mês a presença de uma mancha de óleo no Rio Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o problema começou há cerca de dois anos, mas tem se intensificado nos últimos meses.
Silva gravou vídeos em 6 e 13 de maio, relatando que a mancha apresenta forte odor de óleo diesel e reflexos coloridos na água, típicos de poluição por derivados de petróleo. "Parece que despejaram um caminhão de óleo. O cheiro é forte e os peixes somem quando isso acontece", contou.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) confirmou que recebeu o vídeo mais recente e iniciou buscas, mas ainda não encontrou vestígios do óleo. As investigações seguem com o pelotão de Aquidauana.
O pescador, que geralmente navega próximo ao distrito de Camisão, disse que o problema é recorrente nas proximidades da ponte de ferro sobre o rio. Ele suspeita que o vazamento possa estar ligado às atividades de empresas da região, como frigoríficos e operações de extração de areia.
A PMA também inspecionou esses locais, mas até agora não encontrou indícios de vazamento.