Justiça determina que JBS apresente provas sobre medidas contra mau cheiro em Campo Grande

| Créditos: Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado


A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que a JBS deverá apresentar elementos que comprovem as medidas adotadas para solucionar problemas relacionados ao mau cheiro que afeta moradores dos bairros Nova Campo Grande e Jardim Carioca, em Campo Grande.

A decisão é do juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que determinou a inversão do ônus da prova no processo. A empresa já realizou intervenções no sistema apontado como responsável pelos transtornos.

Um dos principais pontos em discussão é a instalação de uma barreira de vegetação entre o frigorífico e as residências. O Ministério Público Estadual defende que a estrutura seja implantada em até 60 dias, enquanto a JBS propõe o plantio de mudas, com conclusão estimada para três anos.

O magistrado, porém, rejeitou o pedido de liminar para obrigar a empresa a executar imediatamente a medida no prazo de 60 dias. Após duas tentativas de conciliação sem acordo, o processo seguirá para a fase de produção de provas, com prazo de 10 dias para que as partes apresentem documentos e indiquem os elementos que pretendem utilizar.

Entre os pontos que serão analisados estão a eventual conduta causadora do problema, a relação entre as atividades da empresa e os impactos apontados, além da existência de dano ambiental e dano moral coletivo.

Segundo informações apresentadas no processo, o mau cheiro estaria relacionado a falhas no sistema de exaustão e a problemas em estruturas que conduziam efluentes. Relatórios técnicos também apontaram pontos por onde gases poderiam escapar. A empresa realizou reparos nessas estruturas, mas a discussão judicial continua para verificar a extensão das medidas e seus resultados.

Compartilhe: