Janja critica TikTok em encontro com Xi Jinping e gera constrangimento em comitiva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de boas-vindas, no Grande Palácio do Povo. Pequim - China. | Créditos: Foto: Ricardo Stuckert / PR


A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, causou constrangimento durante o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder chinês Xi Jinping ao pedir a palavra para criticar a rede social TikTok, uma das principais plataformas digitais da China.

Segundo integrantes da comitiva brasileira, o episódio gerou um “climão” na reunião, que não previa discursos formais. As informações são do portal G1.

Janja teria aproveitado o momento para expressar sua preocupação com os “efeitos nocivos” da rede social no Brasil, argumentando que o algoritmo da plataforma favorece a extrema-direita.

A primeira-dama afirmou que o TikTok tem sido uma ferramenta de desinformação e manipulação política, representando um desafio para o país.

Ainda segundo relatos, Xi Jinping reagiu de forma diplomática, afirmando que o Brasil tem total legitimidade para regular ou até banir a plataforma, se considerar necessário.

No entanto, o comportamento de Janja foi considerado inadequado por membros da comitiva brasileira ouvidos pelo portal, que avaliaram a intervenção como”‘desrespeitosa” em relação ao líder chinês e sua esposa, Peng Liyuan.

A menção ao TikTok é especialmente sensível para a China, já que a plataforma está no centro de uma disputa internacional.

Nos Estados Unidos, o governo americano tenta forçar a venda da participação da empresa chinesa ByteDance em operações locais para uma companhia americana, em meio a preocupações com a segurança nacional.

O episódio contrasta com o clima de cooperação que marcou a visita de Lula à China, resultando na assinatura de mais de 30 acordos bilaterais em áreas como infraestrutura, tecnologia e energia renovável.

A postura de Janja, porém, foi vista como um “ponto fora da curva” em um evento cuidadosamente planejado para reforçar os laços diplomáticos entre os dois países.

Compartilhe: