Investidores de renda variável não poderão declarar IR via app; entenda

| Créditos: Shutterstock

Investidores que lucraram com renda variável, como ações na bolsa de valores, não poderão utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” para declarar o Imposto de Renda de 2025.

Além desses investidores, também estão impedidos de usar o aplicativo para declaração aqueles que obtiveram lucro:

Quem se enquadra nesses casos deve utilizar o Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF).

IR 2025
A entrega do Imposto de Renda 2025 vai iniciar no próximo dia 17 de março. No entanto, a Receita Federal só vai liberar a declaração pré-preenchida no dia 1º de abril.

A pasta divulgou na última quarta-feira (12) as novas regras para a entrega do documento deste ano.

Imposto de Renda: Entrega da declaração começa dia 17 | CNN PRIME TIME
O sistema da Receita será disponibilizado nesta quinta-feira (13) e poderá ser feito download. Este sistema exige que as pessoas coloquem manualmente as informações.


Ainda valerá a mesma regra de prioridade na restituição para quem utilizar a declaração pré-preenchida, mas a Receita reforça que é necessário ter todos os comprovantes em mãos, caso haja alguma inconsistência.

A Receita reforça que a declaração pré-preenchida só pode ser feita por meio do gov.br, para aquelas que possuem acesso ouro ou prata. No entanto, não é necessário compartilhar a senha do sistema. Há possibilidade de autorizar um contador ou outra pessoa responsável para entregar a declaração.

Compartilhe: