Imasul suspende atividades de balneário em Bonito por tempo indeterminado

| Créditos: Reprodução/Site Praia da Figueira

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) suspendeu, por prazo indeterminado, as atividades do Balneário Praia da Figueira, em Bonito. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26).

A medida interrompeu a licença de operação do balneário, localizado a 19 km do centro da cidade, e determinou o encerramento imediato das atividades, sob risco de enquadramento em crime ambiental.

Investigações do MP

A suspensão ocorre em meio às investigações do Ministério Público sobre supostas irregularidades ambientais na fazenda onde o balneário opera. Segundo a purificação, a propriedade teria instalada duas bombas para captação de água do Rio Formoso sem autorização e ocupada ilegalmente uma área de preservação permanente.

O gerente do empreendimento alegou que as bombas eram usadas apenas em emergências e possuíam autorização, mas, conforme o sistema do Imasul, a propriedade não tinha permissão válida para o uso da água. Além disso, foi identificada uma investigação subterrânea por meio de um poço tubular ainda sem regularização.

Diante das irregularidades, o Ministério Público instaurou inquérito para investigar a captação indevida de água, a ocupação de área protegida e possível crime ambiental.

Compartilhe: