Idosa de 72 anos relata cirurgia no joelho errado em hospital de Curitiba

Marilda ficou com os dois joelhos comprometidos, diz família. | Créditos: Foto: colaboração/Banda B


Uma mulher de 72 anos, identificada como Marilda da Silva, afirma ter descoberto somente após acordar de uma cirurgia que a prótese havia sido colocada no joelho diferente daquele que estava previsto para o procedimento. O caso aconteceu no Hospital da Cruz Vermelha, no bairro Batel, em Curitiba, e está sendo apurado pela instituição.

Marilda foi internada em 30 de setembro para realizar uma cirurgia no joelho esquerdo, que apresentava problemas e precisava receber uma prótese. Segundo a filha, Sabrina da Silva Guerreiro, exames, documentos médicos e todo o planejamento anterior ao procedimento indicavam que esse seria o membro operado.

Após a cirurgia, porém, a família recebeu a informação de que o procedimento havia sido realizado no joelho direito. De acordo com Sabrina, a justificativa apresentada pelo médico foi de que Marilda teria solicitado a mudança do membro antes da operação, quando já estaria sedada.

A paciente, entretanto, afirma não se recordar de ter pedido qualquer alteração. A filha também questionou a ausência de uma marcação no joelho que deveria receber a cirurgia. Segundo o relato da família, o profissional teria reconhecido que a falta da marcação representava uma falha.

Com a intervenção realizada no lado direito, o joelho esquerdo, que motivou a internação e a indicação da cirurgia, permanece sem o tratamento previsto. A família afirma ainda que Marilda passou a enfrentar problemas nos dois joelhos e ficou emocionalmente abalada com a situação.

Os familiares registraram uma reclamação junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital da Cruz Vermelha e pedem esclarecimentos sobre o procedimento e quais medidas serão adotadas para tratar o joelho esquerdo. O hospital informou que o caso está sendo apurado.

Com Banda B

Compartilhe: