Governo sanciona leis para fortalecer agricultura familiar e setor de celulose
- porRedação
- 08 de Maio / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Mairinco de Pauda, Semadesc
O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou, nesta quarta-feira (7), duas leis com foco no fortalecimento da economia e inclusão social no estado. Uma delas oficializa a denominação "Vale da Celulose" para 11 municípios com forte atuação no setor, visando atrair investimentos. A outra institui o "Selo da Agricultura Familiar" para certificar produtos artesanais e tradicionais, facilitando seu acesso a mercados formais.
Riedel destacou que a nova denominação regional busca reconhecimento econômico global e mencionou um leilão da área em São Paulo nesta quinta-feira (8). O "Vale da Celulose" compreende Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. A lei, proposta pelo deputado Pedro Caravina (PSDB), permite o uso do nome em documentos e divulgações oficiais.
Sobre o Selo da Agricultura Familiar, o governador ressaltou que a certificação de qualidade e segurança alimentar ampliará a visibilidade e renda de produtores familiares e comunidades tradicionais, comparando a iniciativa ao reconhecimento de produtos tradicionais de outros países.
Ambas as leis, que foram aprovadas pela Assembleia Legislativa, serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira. Riedel classificou as medidas como significativas para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com inclusão social.