Governo regularizou 42 mil hectares em área alvo de operação da PF

| Créditos: Ascom/PF


O Governo do Estado, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), regularizou, em 2021, 42.609 hectares do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, que ocupa áreas nos municípios de Aquidauana e Corumbá. As escrituras públicas de desapropriação amigável incluíram 2.995 hectares da Fazenda Santo Antônio do Rio Vermelho e 39.614 hectares da Fazenda Redenção / Gleba “A”, totalizando 69,49% da área do parque em situação regular.

A regularização é parte de uma política de conservação que inclui a compensação de reserva legal, estratégia pioneira para consolidar a posse das unidades de conservação estaduais. Segundo o governo, o processo contou com investimentos de cerca de R$ 36 milhões, com recursos da CESP e compensações ambientais.

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Pantanal Terra Nullius para combater fraudes na titulação de terras e comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) na mesma área. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Campo Grande e um em Rio Brilhante, além do sequestro de bens que podem ultrapassar R$ 3 milhões. Empresários, fazendeiros e servidores públicos são suspeitos de grilagem e falsificação de documentos para legitimar áreas da União.

Compartilhe: