Governo Federal declara Emergência Ambiental em áreas de risco de incêndio no Brasil; MS em alerta para 2025
- porRedação
- 27 de Fevereiro / 2025
- Leitura: em 9 segundos

imagem ilustrativa | Créditos: Iberê Périssé / Projeto Solos
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou uma portaria que declara estado de emergência ambiental em áreas de risco de incêndio no Brasil para 2025 e o início de 2026. A medida visa preparar o país para enfrentar a alta probabilidade de incêndios florestais, especialmente após o recorde de queimadas em 2024.
Mato Grosso do Sul em Alerta
Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior risco de incêndios, com alerta para o período de março a dezembro de 2025. O Pantanal, que sofreu grandes perdas em 2024, está entre as áreas de maior preocupação.
Medidas de Prevenção e Combate
A portaria estabelece medidas de prevenção e combate aos incêndios, incluindo:
- Contratação emergencial de brigadistas.
- Atuação coordenada entre estados, municípios e governo federal.
- Distribuição estratégica de recursos, como helicópteros e aviões, para as áreas de maior risco.
Outras Áreas de Risco
Além de Mato Grosso do Sul, outras regiões do Brasil também estão em estado de alerta, incluindo:
- Mato Grosso
- São Paulo
- Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba
- Distrito Federal e Goiás
- Regiões do Amazonas, Acre, Maranhão e Bahia
- Estados do Nordeste
- Roraima, Pará, Tocantins e parte do Rio Grande do Sul
Reforço de Recursos
Para 2025, o combate a incêndios contará com um aumento de 25% no número de profissionais, incluindo brigadistas e servidores efetivos. A estrutura de prevenção e combate também será reforçada com mais veículos e equipamentos.






