Governo de MS cria delegacia especializada em crimes cibernéticos

| Créditos: Reprodução/SEJUSP


O Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto nesta segunda-feira (28) criando a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), vinculada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE). A nova unidade terá estrutura semelhante às demais delegacias especializadas.

A DERCC será responsável por apurar crimes econômicos, patrimoniais, contra a honra e a liberdade individual praticados no meio virtual, além de assumir investigações já em andamento. A estrutura contará com cartório geral, Seção de Investigação Geral (SIG) e divisões específicas para os diferentes tipos de crimes cibernéticos, além de setor de suporte técnico.

O decreto prevê que a unidade dará apoio técnico e orientação a outras delegacias em ações de prevenção e repressão. Ainda não há data definida para a inauguração nem local de instalação.

A criação da delegacia foi aprovada em dezembro pelo Conselho Superior da Polícia Civil. Segundo o decreto, em 2023, o prejuízo causado por crimes virtuais no Estado foi estimado em R$ 32 bilhões.

Compartilhe: