Governador assina Pacto do Pantanal para preservar bioma e fortalecer comunidades
- porRedação
- 27 de Março / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Mairinco de Pauda, Semadesc
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), assina nesta quinta-feira (27) o Pacto do Pantanal, programa de desenvolvimento sustentável que prevê pagamento por áreas preservadas, educação ambiental e fortalecimento das comunidades tradicionais. A iniciativa também reforça as brigadas contra incêndios no bioma.
Durante a solenidade no Bioparque do Pantanal, serão assinados o decreto de emergência ambiental, a resolução do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e o plano de operações do Corpo de Bombeiros.
O pagamento a quem preserva o bioma será dividido em duas modalidades: Conservação e Biodiversidade e PSA Brigadas, com recursos do Fundo Clima Pantanal, criado pela Lei do Pantanal em 2023. O programa já inicia com R$ 40 milhões do governo estadual, e o fundo busca captar doações internacionais e empresariais, inspirado no Fundo Amazônia.
O pacto também prevê infraestrutura, com pavimentação de estradas e construção de pistas e aeródromos. Na educação, inclui novas escolas rurais e capacitação de funcionários. Já na saúde, haverá investimentos no Hospital de Corumbá, acesso à água limpa e saneamento em áreas rurais.