Funcionário morre atropelado durante manutenção e fecha aeroporto de Viracopos por 4 horas
- porRedação
- 02 de Julho / 2025
- Leitura: em 7 segundos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), suspendeu suas operações por mais de quatro horas na madrugada e manhã desta quarta-feira, 2 de julho, após um acidente fatal na pista. Um funcionário terceirizado de 46 anos, identificado como Rodrigo Augusto Lucena Barros, morreu ao ser atropelado por um veículo que realizava avaliações de atrito no local.
O incidente ocorreu por volta da 1h50 e as atividades do aeroporto foram retomadas às 6h26. De acordo com o motorista do veículo envolvido, que foi ouvido e liberado pela polícia, ele não teria visto o trabalhador, que não estaria usando colete refletivo. O caso foi registrado como homicídio culposo.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) lamentou o ocorrido e informou que o acidente aconteceu durante atividades de manutenção da pista. A paralisação resultou no cancelamento de nove voos e no atraso de outros 12, impactando principalmente as operações da companhia aérea Azul.
O incidente em Viracopos ocorre em um cenário de preocupação com a segurança operacional em aeroportos brasileiros, após um caso semelhante no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde um funcionário terceirizado também morreu atropelado, levando à proibição da manobra de marcha à ré para veículos na área de embarque e desembarque remoto.