Friedrich Merz falha em obter maioria no Bundestag e adia início do governo na Alemanha

| Créditos: Fabrizio Bensch/Reuters


O líder conservador alemão Friedrich Merz não conseguiu ser eleito chanceler nesta terça-feira (6), após receber 310 votos no Bundestag, seis a menos que os 316 necessários para a maioria absoluta. A derrota, inédita na primeira tentativa de um candidato no pós-guerra, representa um revés político para Merz e expõe divisões na coalizão formada entre sua aliança CDU/CSU e o SPD.

A presidente da câmara, Julia Kloeckner, informou que 307 parlamentares votaram contra e nove se abstiveram. Pelo menos 18 membros da coalizão não apoiaram Merz, que havia vencido as eleições federais de fevereiro com 28,5% dos votos e selado um acordo com o SPD, que teve 16,4%.

Com a votação fracassada, a agenda internacional de Merz foi suspensa, incluindo visitas à França e à Polônia. Analistas apontam que o resultado enfraquece a credibilidade da coalizão e pode dificultar a aprovação de políticas, especialmente em temas como empréstimos públicos para defesa e infraestrutura.

O Bundestag tem agora 14 dias para eleger Merz ou outro nome para o cargo. Pesquisas recentes indicam perda de apoio à coalizão, enquanto a extrema-direita AfD ganha espaço.

 

Com informações da agência Brasil

Compartilhe: