Frente fria derruba temperaturas e abril termina como o terceiro mais chuvoso em 23 anos em MS
- porRedação
- 28 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Camburiú News
Uma intensa frente fria chegou para marcar o fim de abril em Mato Grosso do Sul, trazendo consigo uma significativa queda nas temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de 3°C a 5°C para os dias 28 e 29 de abril, abrangendo toda a região central e sul do estado, de Corumbá a Três Lagoas.
A previsão indica que o frio persistirá até o feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio. A região sul do estado deve sentir o impacto mais forte da massa de ar frio, com os termômetros podendo atingir a mínima de 11°C em cidades como Sete Quedas e Ponta Porã. A expectativa é que as temperaturas voltem a subir a partir do dia 2 de maio.
Na capital, Campo Grande, a mínima esperada para a quarta-feira (30) é de 15°C. Em Corumbá, no coração do Pantanal, a temperatura deve chegar aos 18°C, enquanto em Três Lagoas, na região leste, os termômetros podem marcar 16°C.
Abril Atípico: Chuvas Recordes em Mato Grosso do Sul
Além da queda acentuada nas temperaturas, abril de 2025 se destaca pelo volume de chuvas acima da média em Mato Grosso do Sul. Um levantamento do Clima Tempo revela que, em apenas 26 dias, o acumulado de precipitação já ultrapassou os 200 mm em diversas áreas do estado, superando a média histórica para todo o mês.
De acordo com cálculos do Inmet, a média de chuva para abril no estado varia geralmente entre 100 mm e 140 mm no período de 1991 a 2020.
Campo Grande também vivencia um abril chuvoso recorde. O Inmet registrou um acumulado de 188,4 mm nos primeiros 26 dias do mês, mais que o dobro da média de 81 mm para o período. Este já é considerado o terceiro abril mais chuvoso na capital nos últimos 23 anos, desde o início das medições meteorológicas automáticas em setembro de 2001.