Fórum empresarial debate expansão da atividade industrial em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 29 de Maio / 2026
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: Saul Schramm
O panorama do desenvolvimento fabril em Mato Grosso do Sul foi o tema central de um painel realizado nesta quinta-feira (28), durante um encontro nacional de lideranças do setor industrial no município de Bonito. O evento reuniu representantes setoriais e especialistas de diversas regiões do país para analisar o atual ciclo econômico do estado.
Durante a atividade, que integra a programação do Fórum Empresarial – CNI Bonito 2026, foi exposta a estratégia local para a atração de aportes financeiros privados em múltiplos ramos manufatureiros. De acordo com o balanço apresentado, a cooperação institucional e a previsibilidade política têm sido utilizadas como ferramentas para consolidar a competitividade das empresas instaladas na região, resultando na ampliação de postos de trabalho e na elevação da renda da população.
Os dados econômicos indicam que o estado alcançou a sétima posição no ranking nacional de rendimento médio dos trabalhadores. Para dar suporte a esse crescimento, as frentes de atuação governamental têm focado no direcionamento de recursos públicos para obras de infraestrutura, aperfeiçoamento da malha logística e programas de formação técnica profissionalizante voltados aos estudantes da rede de ensino.
O encontro, organizado de forma conjunta pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), busca debater as principais diretrizes econômicas, investimentos e gargalos logísticos do segmento. Lideranças do setor destacaram que o principal objetivo atual do mercado é elevar os índices de produtividade, integrando de maneira mais eficiente as cadeias produtivas da agropecuária e da manufatura.






