Força Nacional combate ilícitos em terras indígenas e apreende mais de R$ 1 milhão
- porRedação
- 11 de Julho / 2024
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: JOSÉ CRUZ /AGÊNCIA BRASIL
Em uma operação de grande porte realizada no primeiro semestre de 2024, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) apreendeu mais de R$ 1,1 milhão em bens e valores de origem ilícita em 21 terras indígenas de nove estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul. A ação, que visou combater crimes ambientais e outros ilícitos em territórios indígenas, resultou ainda na apreensão de 5,7 toneladas de metais preciosos, 300 animais e 4,3 mil litros de combustível.
Além de Mato Grosso do Sul, a operação abrangeu terras indígenas nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais de 3,4 mil pessoas foram abordadas e 97 fiscalizações ambientais foram realizadas.
| Créditos: Foto: Reprodução/Força Nacional)
A Força Nacional contou com o apoio de diversos órgãos, como governos estaduais, Polícia Federal, Funai, ICMBio, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Saúde e Ibama. A ação demonstra o compromisso do governo em proteger as comunidades indígenas e combater atividades ilegais que ameaçam seus territórios e modos de vida.