Facção criminosa: PF aponta vida de luxo e laboratório de drogas comandados por preso
- porRedação
- 03 de Setembro / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Sintonia Fina, desdobramento da Operação La Catedral, de 2024, contra uma facção criminosa liderada por Lyferson Barbosa da Silva, o “Mago”, atualmente preso na Penitenciária Federal de Campo Grande.
De acordo com as investigações, quando estava no presídio de Igarassu (PE), o detento vivia em condições de luxo, com acesso a drogas, festas, garotas de programa e delivery de alimentos. Além disso, coordenava um laboratório de crack e ordenava ações violentas fora do presídio, incluindo ataques a órgãos públicos, escolas e hospitais.
A facção movimentou mais de R$ 328 milhões e contava com a participação de outros presos e policiais penais, envolvidos em tráfico de drogas e corrupção dentro do sistema prisional.
Nesta fase, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 31 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens em cidades de Pernambuco, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As investigações apontam que, mesmo após sua transferência para o sistema federal, “Mago” manteve influência sobre atividades criminosas no Estado.






