Exportação de carne bovina de MS para China: Cinco frigoríficos habilitados
- porRedação
- 12 de Março / 2024
- Leitura: em 8 segundos

Justiça deu prazo de dois dias para o frigorífico Beta Carnes Alimentos Ltda | Créditos: Ilustrativa
Na manhã desta terça-feira (12), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a habilitação de cinco frigoríficos de Mato Grosso do Sul para exportação de carne bovina para a China.
Entre os 38 estabelecimentos autorizados, incluindo oito abatedouros de frango, 24 de bovinos, um de termoprocessamento bovino e cinco entrepostos, as empresas sul-mato-grossenses destacam-se:
- JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos
- Boibras Indústria e Comércio de Carnes e Subprodutos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos
- JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos
- Marfrig Global Foods S.A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos
- Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos
Segundo o Mapa, as auditorias foram realizadas, parte remotamente em janeiro deste ano e parte presencialmente em dezembro do ano passado, com acompanhamento das equipes técnicas chinesas e representantes do ministério.
Até março deste ano, o Brasil totalizava 106 plantas habilitadas para a China, distribuídas entre aves, bovinos, suínos e asininos.
A China continua a ser o principal destino das exportações brasileiras de proteína animal, destacando-se como o maior parceiro comercial. Em 2023, o país asiático importou mais de 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, totalizando mais de US$ 8,2 bilhões.