Ex-presidente Bolsonaro critica estratégia eleitoral em Coxim: “Chapa é uma vergonha”, diz
- porRedação
- 10 de Março / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: André de Abreu e Redes Sociais
O presidente Jair Bolsonaro expressou sua indignação neste sábado (9) diante da revelação de que pré-candidato à prefeitura pelo seu partido, o PL, em Coxim, tentou ocultar sua imagem para atrair simpatizantes da esquerda. O deputado estadual Catan iniciou uma campanha de críticas aos "traíras".
Em um áudio divulgado, Bolsonaro lamentou a postura do pré-candidato à vice, Eduardo Introvini, e da postulante à prefeitura, Salette Bell, flagrados em conversas em grupo de WhatsApp. De forma incisiva, o ex-presidente afirmou que a chapa é uma vergonha e sugeriu que, se desejarem atrair a esquerda, mudem de partido.
"Vão apoiar a sexualização de crianças nas escolas? Vão apoiar o MST, ainda mais em um estado como este? Vão apoiar o aborto, as drogas, tudo isso é o que a esquerda defende", enfatizou o político.
Durante o áudio, Bolsonaro sugeriu uma nota de retratação por parte dos envolvidos, mas ao final da gravação deixou subentendido que a chapa não está alinhada com os ideais do partido de direita e, portanto, deve ser desligada.
Através do Instagram, apoiadores de Bolsonaro tiveram acesso ao áudio, no qual o ex-presidente não mencionou nomes, e passaram a investigar em que cidade ocorreu o incidente e quem são os "traíras". O deputado João Henrique Catan foi rápido em identificar os envolvidos.
| Créditos: André de Abreu e Redes Sociais
Bolsonaro Seria Obstáculo para Atrair Eleitores de Esquerda
Pré-candidatos argumentam que a presença de Bolsonaro afasta eleitores de esquerda (Foto: Reprodução Edição MS)
Contextualização do Incidente
Eduardo Introvini, pré-candidato a vice-prefeito de Coxim pelo PL, sugeriu ocultar a foto de Bolsonaro em um convite para um evento de filiação partidária. A proposta foi feita em um grupo de WhatsApp e acabou vazando para a imprensa local, chegando ao conhecimento do ex-presidente.
As capturas de tela das conversas entre Introvini e a pré-candidata à prefeita, Salette Bell, foram amplamente divulgadas. Em um trecho, Eduardo sugere: "Acho que para ter uma maior adesão [do público], deveríamos remover Bolsonaro do fundo do panfleto". Pouco depois, Salette responde: "Sim, precisamos conquistar a esquerda".
Salette explicou ao vice que não seria possível remover a imagem de Bolsonaro do panfleto, pois este foi padronizado pelo partido em Campo Grande. No entanto, sugeriu a criação de outro panfleto, sem a imagem do ex-presidente.
Introvini justificou que a presença de Bolsonaro ainda divide muitas opiniões. Bell concordou, argumentando que é essencial que pessoas de todos os espectros políticos compareçam ao evento de filiação, já que a presença exclusiva dos apoiadores de Bolsonaro poderia afastar outros eleitores.
De acordo com o Edição MS, Introvini ressaltou no grupo sua discordância com essa postura do PL, apesar de ela ter sido orientada de Campo Grande. "Devemos levantar a bandeira do partido, não do nome Bolsonaro", afirmou.