Esposa de Alexandre de Moraes atua como advogada do Banco Master em caso remetido ao STF
- porRedação
- 22 de Janeiro / 2026
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Divulgação/G1
A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, aparece como representante jurídica do Banco Master em um processo que investiga o empresário Nelson Tanure por suspeita de uso de informação privilegiada no mercado financeiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Matheus Teixeira, da CNN Brasil.
A decisão partiu da 5ª Vara Criminal de São Paulo, que determinou o envio do processo ao STF. A investigação apura se Tanure teria cometido insider trading em operações envolvendo ações da construtora Gafisa. Embora o Banco Master não seja alvo direto da apuração, a instituição figura como parte interessada porque o inquérito analisa a possível participação de fundos ligados ao banco nas operações investigadas.
Por esse motivo, Viviane Barci de Moraes e os dois filhos que ela tem com o ministro Alexandre de Moraes, Giuliana e Alexandre, constam nos autos como advogados que acompanham o processo em nome do Banco Master. Procurado pela CNN Brasil, o ministro não se manifestou sobre o caso.
Com a remessa dos autos ao Supremo, o processo passou a tramitar no gabinete do ministro Dias Toffoli, que é o relator do caso na Corte.
O Banco Master teve a liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em 17 de novembro. O controlador da instituição, Daniel Vorcaro, e outros dirigentes passaram a ser investigados. As apurações têm como foco principal suspeitas de irregularidades na tentativa de compra do banco pelo Banco Regional de Brasília, além de outras operações consideradas suspeitas envolvendo o empresário.






