Eduardo Riedel e governadores do Codesul devem assinar memorando sobre mudanças climáticas
- porRedação
- 13 de Março / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Queimadas no Pantanal de MS | Créditos: g1 MS e TV Morena
Governadores dos estados do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) planejam formalizar um acordo climático com o Banco Mundial em Brasília, no dia 23 de abril. O projeto "Sistemas Integrados para Adaptações às Mudanças Climáticas" visa otimizar a resposta a desastres naturais através da integração de sistemas de defesa civil e meio ambiente, além da criação de um centro de operações climáticas inédito no país.
A iniciativa, liderada por Eduardo Riedel (PSDB), governador do Mato Grosso do Sul e atual presidente do Codesul, busca estabelecer protocolos de ação coordenada entre os quatro estados membros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Detalhes do memorando de entendimento foram discutidos em Porto Alegre, com a participação de representantes dos governos estaduais, do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul) e do Banco Mundial. A presença de Riedel na assinatura do acordo em Brasília ainda não foi confirmada.
O projeto surge como resposta aos recentes eventos climáticos extremos que afetaram a região, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas no Pantanal. As principais metas incluem:
- Integração dos sistemas de meio ambiente e Defesa Civil;
- Desenvolvimento de um sistema de governança para o projeto;
- Criação de protocolo de ação integrada entre os estados do Codesul.