Diplomacia cultural é tema de palestra com imortal da ABL em evento gratuito na ASL

| Créditos: Divulgação/ASL


A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) sedia nesta quinta-feira, dia 29, o “Chá Acadêmico” com a presença do diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento, com entrada franca e traje esporte, acontecerá às 19h30min no auditório da ASL, na Rua 14 de Julho, 4653.

Ribeiro, autor de obras premiadas e com vasta experiência diplomática, abordará o tema “Diplomacia Cultural: instrumento de política externa”. Ele enfatiza a relevância da cultura na projeção dos valores brasileiros no exterior e na aproximação entre nações. Henrique de Medeiros, presidente da ASL, reforça a importância do debate, estendendo o conceito de diplomacia cultural à valorização das regionalidades internas.

A programação do Chá Acadêmico de maio integra os projetos “ABL na ASL: Palestras Imortais” e conta com a colaboração da Setescc e Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. Além da palestra, o evento incluirá apresentações artísticas:

  • Artes Visuais: Adriana Teixeira e Fernando Anghinoni, da Confraria Sociartista, criarão trabalhos ao vivo.

| Créditos: Divulgação

  • Música Erudita: João Vital Araújo, violonista da UFMS, apresentará um recital que transita da Espanha renascentista ao lirismo brasileiro.

| Créditos: Divulgação

Confraternização: Após a palestra, Juninho MPB fará uma apresentação instrumental no foyer da ASL.

Edgard Telles Ribeiro, que já atuou como embaixador em diversos países e chefiou o departamento cultural do Itamaraty, é uma figura multifacetada na cultura brasileira, com destaque na literatura e no cinema. Sua obra "Jogo de Armar" (2023) foi finalista do Prêmio Jabuti 2024.

Compartilhe: