Deputado pede prorrogação da concessão da pesca do dourado

| Créditos: Reprodução/Cobras Pesca

O deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou a prorrogação da proibição da pesca do dourado em Mato Grosso do Sul. O pedido foi protocolado junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) para evitar a liberação da pesca antes da votação de uma nova legislação.

Autor da proposta que inicialmente previa cota zero para 29 espécies por cinco anos, Neno reduziu o número para 12 espécies, incluindo o dourado, após resistência de pescadores. A regra vigente expira em 31 de março, e o deputado teme que a tramitação de um novo projeto não seja concluída a tempo.

"Não podemos aceitar a liberação do dourado. Mato Grosso do Sul é exemplo na preservação ambiental, mas na questão da pesca está ficando para trás", afirmou.

Setores contrários à cota zero defendem a necessidade de estudos sobre a população de dourados e seu impacto no ecossistema. Em resposta, Neno declarou que "para preservar o meio ambiente não precisa de estudo, quem precisa de estudo é quem quer depredar e destruir os rios".

O tema será debatido em audiência pública na Alems nesta sexta-feira (21).

Compartilhe: