Conta de luz seguirá com cobrança adicional em julho após manutenção da bandeira amarela

Consumidor não paga custo extra pela energia desde abril de 2022 | Créditos: Freepik/Reprodução


A conta de energia elétrica continuará mais cara em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária amarela pelo terceiro mês consecutivo, preservando a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos usuários do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a agência reguladora, a permanência da bandeira amarela está relacionada às condições menos favoráveis para a geração de energia no país durante o período seco, cenário que exige maior utilização de usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado do que a das hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias é atualizado mensalmente para indicar aos consumidores o custo da geração de energia elétrica. Quando a bandeira é verde, não há cobrança extra na conta. Já as bandeiras amarela e vermelha representam aumento nos custos de geração e resultam em acréscimos na tarifa.

A Aneel orienta os consumidores a manterem o uso consciente da energia, evitando desperdícios e adotando medidas de economia para reduzir o impacto da cobrança adicional na fatura mensal.

Compartilhe: