Conselho de Ética aprova nova suspensão de mandato do deputado Marcos Pollon
- porRedação
- 09 de Junho / 2026
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução/Redes Sociais
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou a aplicação de mais uma suspensão temporária ao mandato do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) por nove votos favoráveis e quatro contrários.
A punição prevê o afastamento do parlamentar por 60 dias em razão de declarações consideradas ofensivas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O processo teve origem em representação apresentada pela Mesa Diretora da Casa.
Pollon já responde a outro procedimento disciplinar relacionado à ocupação da Mesa Diretora da Câmara, episódio que também resultou em parecer favorável à suspensão temporária de seu mandato.
A decisão do Conselho de Ética ainda segue os trâmites regimentais e poderá ser objeto de recurso antes da conclusão do processo legislativo. A defesa do parlamentar contesta a medida e sustenta que houve motivação política na representação.
Com o novo parecer, o deputado sul-mato-grossense acumula dois processos disciplinares no âmbito da Câmara dos Deputados, ambos relacionados a episódios ocorridos durante manifestações e atos políticos envolvendo parlamentares da oposição.






