Conselho cria comissão técnica para avaliar entorno do Parque do Prosa

| Créditos: Edemir Rodrigues /Arquivo


O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU) aprovou por unanimidade a criação de uma comissão técnica para estudar e propor medidas relacionadas ao Parque Estadual do Prosa e seu entorno, área que tem sido alvo de controvérsias devido a projetos de verticalização.

Desde novembro de 2024, um abaixo-assinado contra as obras no entorno do Parque dos Poderes já reuniu 9.975 assinaturas. Em meio à discussão, o arquiteto Ângelo Arruda, ex-consultor do Plano Diretor de Campo Grande, foi convidado pelo Secovi (Sindicato da Habitação) para esclarecer exigências legais de grandes construções na região.

Segundo Arruda, há informações técnicas desencontradas em documentos do Ministério Público, que recomendou à Prefeitura e ao Governo do Estado a suspensão de autorizações para obras até que seja regulamentada a zona de amortecimento do parque. A recomendação foi publicada em abril no Diário Oficial do MP.

O MP também sugere que, após a regulamentação, sejam reavaliadas licenças ambientais e urbanísticas, além de critérios como limite de 120 habitantes por hectare, 40% de solo permeável e redirecionamento do tráfego para longe de vias marginais ao parque.

Compartilhe: