Comissão do Senado aprova sete indicações para embaixadas, com relatoria de Tereza Cristina para o Azerbaijão

Tereza Cristina ponderou que cenário exige cautela | Créditos: Jefferson Rudy/Agência Senado


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou nesta semana as indicações de sete diplomatas para chefiar embaixadas brasileiras no exterior. Entre as nomeações está a do embaixador Bernard Jorg Leopold de García Klingl para a embaixada do Brasil no Azerbaijão, cuja relatoria foi conduzida pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da comissão.

Klingl, ministro de primeira classe, possui experiência em postos diplomáticos em Buenos Aires, Berlim, La Paz e Tel Aviv. O Azerbaijão, que sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29) em 2024, é considerado estratégico para o Brasil em áreas como energia e logística.

O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou o avanço nas deliberações. "Com as aprovações desta quarta-feira, zeramos a lista de 12 indicações pendentes para representações diplomáticas brasileiras", afirmou Trad.

Além do Azerbaijão, foram aprovados novos embaixadores para as representações do Brasil na Bélgica, Timor-Leste, Panamá, Guiné-Bissau, Sérvia e Belarus. As indicações seguem agora para deliberação final no plenário do Senado.

Compartilhe: