Colheita de milho entra em reta final em MS e produtores iniciam preparativos para a soja
- porRedação
- 09 de Setembro / 2026
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Imagem criada por IA/Conteúdo MS
A retirada do milho referente à segunda safra do ciclo 2025/2026 ultrapassou a marca de 94% dos campos monitorados em Mato Grosso do Sul. As estimativas mais recentes apontam que a área colhida já se aproxima de 2,1 milhões de hectares em todo o território estadual.
O ritmo de recolhimento dos grãos varia entre as zonas agrícolas. A porção norte do Estado lidera a conclusão dos trabalhos, superando 99% da área finalizada. Já no sul e no centro do estado, os índices de colheita giram em torno de 94% e 93%, respectivamente.
A projeção total de colheita para esta temporada é de 16,25 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 16,7% na comparação com o período anterior (2024/2025). O desempenho produtivo nas propriedades rurais apresentou grande oscilação, com marcas registradas entre 40 e 192 sacas por hectare, superando a média inicialmente prevista para o ciclo.
A avaliação geral aponta que a maioria das lavouras manteve bom desenvolvimento ao longo do ciclo, impulsionada por fatores operacionais, de solo e de clima. Chuvas recentes de até 55 milímetros contribuíram para a manutenção da umidade do solo, embora a ocorrência de ventos intensos ainda exija cautela para prevenir o tombamento das plantas restantes nas lavouras.
Paralelamente ao término do ciclo do milho, os agricultores sul-mato-grossenses já iniciaram as etapas preparatórias do solo — como correção e dessecação — com o objetivo de estruturar as áreas para o plantio da safra de soja 2026/2027.






