China suspende importação de soja de três empresas em MS por contaminação

Imagem ilustrativa | Créditos: Reprodução/Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

A China suspendeu a importação de soja de cinco empresas brasileiras, três delas com operações em Mato Grosso do Sul, devido à contaminação por agrotóxicos e pragas. A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) notificou o governo brasileiro sobre as não conformidades em carregamentos de soja.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a suspensão temporária das unidades de cinco empresas: Terra Roxa Comércio de Cereais, Olam Brasil, C.Vale Cooperativa, Cargill Agrícola e ADM do Brasil. As três últimas possuem operações em Mato Grosso do Sul.

O Mapa ressaltou que a suspensão é válida apenas para as unidades específicas notificadas, e que as demais unidades das empresas seguem exportando normalmente. A pasta informou que já está investigando os casos.

A China é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, o que torna a suspensão um fator preocupante para o agronegócio estadual.

Compartilhe: