CCJ do Senado retoma votação do fim da reeleição após pedido por mais tempo de análise
- porR7
- 07 de Maio / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Andressa Anholete/Agência Senado SENADO FEDERAL
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado retoma, nesta quarta-feira (6), a análise da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos.
Além disso, o texto fixa em cinco anos a duração desses mandatos. A proposta havia sido retirada de pauta após um pedido de vista. O relator é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).
Ele classificou a reeleição para cargos do Executivo no Brasil como um “malefício” que não tem trazido benefícios ao país.
“Ao propor o fim da reeleição, a maioria entende que um mandato de quatro anos seria muito exíguo para que um prefeito, governador ou presidente da República execute seus projetos. Por isso, estamos propondo estender o mandato para cinco anos”, defende Castro.
Eleições gerais e municipais na mesma data
A PEC também estabelece a unificação das datas das eleições gerais e municipais. Caso aprovada, as mudanças deverão seguir regras de transição.
Atualmente, prefeitos, governadores e presidentes da República podem permanecer no cargo por até oito anos consecutivos, caso sejam reeleitos.
Além disso, as eleições municipais ocorrem dois anos após as eleições gerais. A proposta prevê ainda o aumento do tempo de mandato para vereadores, deputados e senadores.
No caso dos dois primeiros, o mandato passaria de quatro para cinco anos. Já os senadores teriam mandato de dez anos, em vez dos oito atuais.
A análise na CCJ é apenas o primeiro passo. Quando chegar ao plenário, o texto precisará passar por cinco sessões de discussão e obter, em duas votações, o mínimo de 49 votos favoráveis.
Se aprovado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.