Campo Grande celebra Dia do Trabalhador com recorde de empregos e novas iniciativas

| Créditos: Divulgação/PMCG


No Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Campo Grande destacou os avanços nas políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo. Segundo a administração municipal, iniciativas como a atuação da Fundação Social do Trabalho (Funsat), a desburocratização de processos e os programas de capacitação têm impulsionado a economia local.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Campo Grande registrou saldo positivo de 3.803 vagas formais no primeiro trimestre de 2025. No mesmo período, foram emitidas 217 licenças ambientais — aumento de 30% em relação ao ano anterior —, permitindo a instalação ou ampliação de empresas na cidade.

A Funsat, em parceria com 230 empresas, divulgou 2.902 vagas de emprego entre janeiro e abril deste ano, com 6.078 cartas de encaminhamento emitidas. O projeto “Emprega CG” realizou 11 edições em bairros da capital, com expectativa de alcançar 70 ações e 4 mil atendimentos até dezembro.

A prefeita Adriane Lopes também destacou o fortalecimento de programas como o “Mulheres Mil” e o “Qualifica”, que já certificaram centenas de alunas e ofertam cursos nas áreas de saúde, tecnologia, administração e beleza. A meta da Escola Funsat é formar 1.300 alunos até o fim do ano.

O Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho (Primt), mantido pelo poder público, conta com 2.068 beneficiários atuando em órgãos municipais, com previsão de novos editais ainda em 2025. Já a Secretaria da Juventude (Sejuv) segue oferecendo cursos e orientação vocacional para jovens da capital.

Histórias como a de Jhonatan Villamayor, que conseguiu vaga como motorista entregador, e de Leidiane Melo, que se profissionalizou na área da beleza, ilustram o impacto das ações municipais no cotidiano dos trabalhadores.

 

Compartilhe: