Aumenta significativamente a busca por vacina contra gripe em Postos de Saúde de Campo Grande

| Créditos: CG Notícias

O chamado à população para a vacinação contra a gripe, agora disponível para todos os grupos, provocou uma movimentação intensa nos postos de saúde de Campo Grande nesta quinta-feira (2). Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Itamaracá e Universitário, localizadas na região sul da capital, os cidadãos compareceram mais cedo em busca da imunização.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em apenas algumas horas de atendimento, a demanda pelas doses da vacina registrou um incremento de 50%. Unidades que habitualmente aplicavam 100 doses diárias alcançaram a marca de 150 em meio período.

O aumento da procura foi confirmado pelo enfermeiro chefe da UBS Itamaracá, Erik dos Santos, que relatou que nas primeiras 50 minutos de atendimento, 89 pessoas foram imunizadas. Ele observou um aumento considerável na busca, especialmente entre adultos com idades entre 20 e 40 anos, destacando que a abertura de uma sala adicional para a vacinação já estava prevista para lidar com a demanda esperada.

Rosimar Zaleski, de 51 anos, funcionária de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), aproveitou a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças e planejou retornar na semana seguinte para sua própria vacinação, uma vez que estava apresentando sintomas gripais. Ela expressou preocupação com a possibilidade de contrair e transmitir viroses às crianças.

Na UBS Universitário, a espera pela vacinação estava acompanhada de uma sala lotada, com cerca de 30 pessoas aguardando sua vez. A professora Maria de Lurdes, de 57 anos, chegou 30 minutos antes do início da vacinação na unidade, acompanhada de seu filho de 25 anos, ressaltando sua expectativa pela disponibilidade da imunização.

Enquanto aguardava, ela reforçou a importância da vacinação na prevenção de formas graves da doença, acrescentando que entrou em contato com seu esposo para garantir que toda a família estivesse protegida, dado o número crescente de casos nos hospitais da região.

A advogada Cristiane Minakawa, de 51 anos, recém-chegada a Campo Grande, sempre se mantém informada sobre as campanhas de vacinação. Seu filho, Bruno Minakawa, de 31 anos, professor, aumenta sua preocupação com a saúde, enquanto o metalúrgico Marcos Rolon, de 53 anos, decidiu se vacinar após considerar a importância da imunização, especialmente para aqueles que têm contato frequente com o público.

A partir de hoje, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, sendo administrada a partir das 14h em mais de 70 Unidades Básicas e de Saúde da Família em Campo Grande.

De acordo com dados da Sesau, aproximadamente 66 mil pessoas foram vacinadas na cidade, representando pouco mais de 16% da população-alvo da campanha, estimada em 360 mil pessoas.

Compartilhe: