Arauco inicia construção de ferrovia de 47 km em Inocência (MS)
- porRedação
- 02 de Dezembro / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Reprodução/ Portal Celulose
A Arauco, empresa chilena de celulose, começou as obras preparatórias para a construção de um ramal ferroviário de 47 quilômetros em Mato Grosso do Sul. O projeto é essencial para a logística da nova fábrica de celulose da companhia, o Projeto Sucuriú, em Inocência, que representa um investimento total de US$ 4,6 bilhões.
A nova ferrovia conectará a unidade industrial à Malha Norte da Rumo, criando um corredor logístico para escoar, via trem, as 3,5 milhões de toneladas de celulose que serão produzidas anualmente, com destino ao Porto de Santos. A previsão é que o ramal esteja concluído e ativo até o final de 2027, em sincronia com o início da operação da fábrica.
A implantação marca a primeira obra ferroviária do tipo em Mato Grosso do Sul em 26 anos. A empresa assegurou todas as liberações regulatórias, ambientais e fiscais necessárias, incluindo as concessões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e um benefício fiscal via Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).
Além da eficiência logística, que substituirá cerca de 7 mil viagens de caminhão por mês e reduzirá em 94% as emissões em relação ao transporte rodoviário, a Arauco investirá R$ 4,3 milhões em compensação ambiental, focada na recuperação e conservação da região.






