Apoiadores de Bolsonaro convocam atos em 7 de setembro em meio a investigações e julgamento
- porRedação
- 29 de Agosto / 2025
- Leitura: em 7 segundos

Bolsonaro participa de manifestação em Brasília 07/05/2025 REUTERS/Ueslei Marcelino | Créditos: Thomson Reuters
Parlamentares ligados a Jair Bolsonaro (PL) convocaram eleitores para manifestações no feriado da Independência, 7 de setembro, em várias cidades do País. A mobilização ganhou impulso após o indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal, que apura coação no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
Segundo a PF, Bolsonaro teria recebido R$ 44,28 milhões em créditos entre março de 2023 e junho de 2025, sendo R$ 20 milhões via Pix. O julgamento da ação penal, marcado para 2 de setembro, deve reforçar os atos.
Entre as pautas dos protestos estão a anistia aos condenados pelos atos do dia 8 de janeiro, a liberdade religiosa e de expressão e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O principal ato está previsto para a avenida Paulista, em São Paulo, às 15h. Em Mato Grosso do Sul, a mobilização é liderada pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL).
O pastor Silas Malafaia, que convoca apoiadores pelo movimento “Reaja, Brasil”, publicou vídeo pedindo participação nas manifestações. Os eventos em Campo Grande devem seguir da Praça do Rádio à Avenida Afonso Pena.
Na semana passada, a revista britânica The Economist destacou Bolsonaro em capa e editorial, comparando-o a Donald Trump e classificando-o como “polarizador”. O texto aponta que o plano contra a democracia brasileira, pelo qual ele é investigado, “fracassou por incompetência, não por intenção”.

Em suas páginas, a revista Economist traz o título: Julgamento de Bolsonaro ‘dá lição aos EUA de maturidade democrática’. (Foto: Divulgação)






