Anac suspende operação aérea da Voepass
- porJovem Pan
- 11 de Março / 2025
- Leitura: em 5 segundos

| Créditos: Reprodução
Os passageiros que foram impactados por essa decisão devem entrar em contato com a Voepass ou com as agências de viagem para solicitar reembolso ou reacomodação. A Voepass, que opera com uma frota de seis aeronaves, realiza voos comerciais para 15 destinos diferentes.
“A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizadas pela agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”, declarou nota da Anac.
Após um acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024, a agência implementou uma fiscalização mais rigorosa nas operações da Voepass.
Em outubro de 2024, a Anac já havia solicitado à companhia a redução de sua malha aérea e a elaboração de um plano para corrigir as irregularidades. No mês passado, a degradação na eficiência do sistema de gestão da empresa foi constatada, assim como o não cumprimento contínuo das exigências da agência reguladora.
Além disso, a Voepass protocolou um pedido de tutela preparatória com o objetivo de reestruturar suas dívidas e renegociar passivos financeiros. A companhia alegou que a queda do voo 2283, somada a restrições operacionais impostas pela pandemia e ao aumento dos custos, impactou severamente suas operações. Até o momento, a Voepass não se manifestou sobre a decisão da Anac.