Alunos da Rede Pública de Ensino de Campo Grande recebem vacinação no programa Aluno Imunizado
- porRedação
- 28 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Foto: Helton Davis
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, o Programa Aluno Imunizado atualiza as carteiras de vacinação dos estudantes da rede pública de Campo Grande. Na última sexta-feira (25), alunos da Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no bairro Iracy Coelho, receberam doses de vacinas conforme o calendário vacinal e com autorização dos pais.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio das secretarias de Educação (SED) e de Saúde de Campo Grande (Sesau), e integra o projeto "MS Vacina Mais" e o Programa Saúde na Escola (PSE). Além da vacinação de rotina, os serviços incluíram verificação de cadernetas, emissão de Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) e resgates da vacina contra o HPV.
O Programa Aluno Imunizado, iniciado em abril e que segue até maio, abrange todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino médio. "É muito importante e positiva essa vacinação na escola, me sinto mais seguro e protegido", afirmou Diego Henrique Lopes, aluno do 8º ano, após receber as vacinas contra o HPV e meningocócica.
Segundo Frederico de Moraes, gerente estadual de imunização, a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças e promoção da saúde pública. Ele destaca que o Estado mantém, além do programa federal, a iniciativa "MS Vacina Mais", que também destina recursos para outras campanhas, como a imunização contra a dengue.
Claudineia Firmino, técnica da SES responsável pelo PSE, ressaltou a importância da colaboração entre saúde e educação para garantir ações contínuas e eficazes. Coronel Fraiha, coordenador da CGC da SED, reforçou a necessidade da parceria interinstitucional e pediu o apoio dos pais para a vacinação dos filhos nas escolas.