Agepen nomeia novo diretor da PED após operação contra crimes em presídios

Penitenciária de Regime Fechado da Gameleira | Créditos: Reprodução / Agepen

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nomeou Elias Costa Gomes como novo diretor da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), maior presídio de Mato Grosso do Sul, com cerca de 2.500 detentos. Ele substitui Leoney Martins Duarte Barbosa, que atuava como interventor há 30 dias.

A troca de comando ocorre após a Operação Sátrapa, deflagrada em fevereiro pela Ficco/MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), que investiga homicídios em presídios. O então diretor da PED, Rangel Schveiger, foi afastado por determinação judicial e usa tornozeleira eletrônica.

A nomeação de Elias Costa Gomes foi publicada no Diário Oficial do Estado, assim como a do novo diretor-adjunto da PED, Ivan Gomes Placido. Para a vaga de Elias na Penitenciária Gameleira II, em Campo Grande, foi designado Evandro Luis Mota de Oliveira.

A Operação Sátrapa cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro cidades e apura o envolvimento de policiais penais com crimes dentro da PED. A defesa de Rangel Schveiger nega qualquer ligação dele com atividades ilícitas.

Compartilhe: