Adriane Lopes defende apoio técnico aos municípios em transição tributária durante reunião da FNP
- porRedação
- 08 de Abril / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Divulgação/PMCG
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou nesta segunda-feira (7), em Brasília, da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), onde contribuiu para o debate sobre o papel dos municípios na transição para o novo modelo tributário nacional. Ao lado de outros gestores de grandes cidades, Lopes destacou os impactos da Reforma Tributária nas administrações municipais e defendeu a necessidade de apoio técnico para garantir uma gestão eficiente diante das mudanças.
Na abertura do evento, a prefeita enfatizou a relevância da discussão, considerando a representatividade da FNP em termos de população e PIB nacional. Ela também ressaltou que Campo Grande será diretamente afetada pela reforma, especialmente no setor de serviços, e que a população ainda não compreende totalmente as implicações. Lopes defendeu o suporte técnico da FNP aos municípios de todos os portes para administrar as mudanças e se colocou à disposição para integrar o comitê técnico.
Durante o encontro, foram debatidos temas como o Comitê Gestor do IBS, riscos fiscais para as cidades (precatórios, DREM e isenção do IR), oportunidades de financiamento com o Banco do Brasil e Caixa, parceria com a Rede Mercocidades, o papel dos municípios na segurança pública e a eleição da nova diretoria da FNP para o biênio 2025/2027.
O evento prossegue nesta terça-feira (8) com o lançamento de uma iniciativa para criar um Banco Nacional de Dados de Transporte Público Coletivo e o anúncio dos municípios selecionados para um grupo de capacitação em eletromobilidade.