Grécia cria recompensa para conter avanço de peixe venenoso que ameaça o Mediterrâneo
- porRedação
- 07 de Julho / 2026
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução
O governo da Grécia lançou um programa de incentivo financeiro para tentar reduzir a população do Lagocephalus sceleratus, espécie invasora de peixe-balão considerada altamente venenosa e que vem causando impactos ambientais e prejuízos à atividade pesqueira no Mar Mediterrâneo. A iniciativa prevê o pagamento de até 5,33 euros por quilo do animal capturado.
Originário dos oceanos Índico e Pacífico, o peixe chegou ao Mediterrâneo após atravessar o Canal de Suez e foi registrado pela primeira vez no litoral grego em 2005. Sem predadores naturais na região, sua população aumentou rapidamente, principalmente no sul do Mar Egeu.
Além de consumir espécies de interesse comercial, o animal possui mandíbulas capazes de destruir redes e equipamentos de pesca, elevando os custos para os pescadores. Outro motivo de preocupação é a presença de tetrodotoxina, substância altamente tóxica encontrada em seus órgãos e pele, que pode ser fatal em caso de ingestão. Também há registros de ataques a banhistas.
Segundo o governo grego, os exemplares capturados serão congelados e posteriormente incinerados sob controle das autoridades. A estratégia segue modelo semelhante ao adotado por Chipre, onde um programa de incentivo já retirou mais de 103 toneladas da espécie invasora das águas do Mediterrâneo.






