Viagem de Lula à Rússia e China mobiliza comitiva de mais de 120 pessoas


As visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia e à China em maio mobilizaram mais de 120 pessoas, incluindo ministros, parlamentares e técnicos. Entre os integrantes, estavam os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de 27 funcionários da Secretaria de Comunicação (Secom) e 19 da Casa Civil.

O levantamento foi realizado com base em dados do Diário Oficial da União e portais de transparência. Até o momento, os gastos divulgados somam R$ 122 mil em diárias para oito pessoas, mas as despesas totais ainda não foram consolidadas.

A viagem de Lula começou em 6 de maio, com a participação em evento em Moscou que celebrou os 80 anos da vitória da Rússia na Segunda Guerra Mundial. Em Pequim, o presidente se encontrou com o líder chinês, Xi Jinping, e participou de seminários empresariais que resultaram em promessas de investimentos de R$ 27 bilhões no Brasil, incluindo a criação do Instituto Brasil-China para Inovação em Biotecnologia.

Em nota, a Secom informou que parte das informações sobre as comitivas técnica e de apoio, incluindo equipes de segurança, permanece sob sigilo por questões de segurança, conforme prevê o Decreto nº 7.724/2012.

Com informações Jornal de Brasília

Compartilhe: