TSE aprova federação entre Solidariedade e PRD; União Brasil e PP solicitam união ao tribunal
- porRedação
- 05 de Dezembro / 2025
- Leitura: em 8 segundos

As ideias podem ser enviadas por meio de um formulário | Créditos: Shutterstock
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão plenária realizada na quinta-feira (4), a criação da federação partidária Renovação Solidária, que unirá o Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD).
Com o deferimento, as duas legendas ficam legalmente obrigadas a atuar de forma unificada em todo o território nacional, como se fossem um único partido, por um período mínimo de quatro anos. A decisão foi referendada após a ministra relatora, Estela Aranha, confirmar o cumprimento de todos os requisitos estatutários e formais exigidos pela legislação eleitoral.
A Renovação Solidária se torna a quarta federação registrada no país, somando-se à Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSDB Cidadania (PSDB, Cidadania) e Federação PSOL Rede (PSOL, Rede).
Nova Solicitação em Análise
Na mesma data, o TSE recebeu uma nova solicitação de união partidária: os partidos Progressistas (PP) e União Brasil protocolaram o pedido para constituir sua própria federação.
No contexto de Mato Grosso do Sul, a federação Solidariedade/PRD deverá ter a liderança do ex-senador Delcídio do Amaral (PRD), enquanto a possível aliança entre PP e União Brasil seria comandada pela senadora Tereza Cristina (PP).






